I. Compre usado ou localmente

Pawn-Stars

Comprar produtos usados ou produzidos localmente, muitas vezes pode significar uma grande economia, e também significa que o dinheiro que você gasta não vai para o estado ou corporações apadrinhadas. Você pode usar sistemas eletrônicos famosos e confiáveis como OLX e Mercado Livre, ou os bons e velhos brechós, armazéns de móveis usados, assim como comprar em feiras cooperativas coletivas.

II. Utilize moedas alternativas

12

Existem inúmeras moedas privadas, geralmente chamadas de “moedas sociais“. Contudo, essas moedas, por serem fortemente reprimidas pelo estado, possuem um alcance muito pequeno. Mas já existem moedas digitais confiáveis, como o Bitcoin, que você pode usar para fazer compras e pagamentos que serão mais difíceis de serem rastreados pelo estado, essas moedas, além de te protegerem do efeito da inflação, te permitem evadir diversos impostos.

III. Cultivar seu próprio alimento

GM Community Garden

Agricultura urbana pode reduzir a sua dependência da economia formal e garantir a qualidade daquilo que consome, ao contrário do que acontece quando consome produtos em fazendas industriais que podem usar agrotóxicos de forma inapropriada e outros produtos nocivos à sua saúde. Não ter que comprar alimentos irá reduzir a sua conta de supermercado, bem como que priva ainda mais o Estado de recursos. Mesmo se você não tem muita terra, você pode tirar vantagem de técnicas de jardinagem e de permacultura urbana para reduzir a sua “pegada de impostos“.

Além disso, com técnicas como a aquaponia, alimentos podem ser cultivadas durante todo o ano no custo estufas eficazes. Há uma abundância de modelos de código aberto para ambas as técnicas (modelos IBC sendo o mais popular), e você ainda pode pedir a um fornecedor local para construir um sistema para você.

IV. Desconecte-se da rede

BURN-Paonia-jtthomasphotography-2155

Empresas de serviços públicos muitas vezes são propriedade do Estado, ou pelo menos tentam tirar proveito dos títulos de propriedade arbitrárias e de seu status de monopólio.

Casas sustentáveis são projetadas para gerar a energia necessária para operar e ter o seu próprio abastecimento de água, ambos completamente independente da fornecedora destes serviços estatal ou privada local. Geração descentralizada de energia é alcançada com uma combinação de geração de energia solar e eólica. Água da chuva coletada em cisternas com filtros podem purificar a água e serem usadas para irrigar o solo, assim como fornecer água potável para consumo de animais e humanos independente da economia estadual e dos vendedores de água locais. Outra grande vantagem das ferramentas para esta produção é que eles são construídos em grande parte de material reciclado e que você pode obter de graça, novamente evitando a carga tributária.

V. Repensar sua carreira

Office-cubicles

OK, esta pode parecer mais assustadora, mas dê a ideia um pouco de espaço. Trabalhar na economia formal, permite ao Estado tributar os seus rendimentos e “fabricar” o seu consentimento em uma série de programas governamentais, como INSS, FGTS, CLT, etc. O governo é, obviamente, o mais interessado em fazer você acreditar que você não pode ganhar a vida sem um emprego tradicional. Isso simplesmente não é verdade.

A ideia mais importante aqui é EMPREENDEDORISMO. Perceba-se sempre como um empreendedor, porque, afinal, é isso que qualquer pessoa é, alguém que emprega seus recursos materiais e intelectuais no empenho de alguma “empresa”, isso é, seu trabalho. Essa é uma mudança de mentalidade difícil de descrever, mas depois que acontece, é revolucionária na vida de qualquer um.

VI. Pirataria Virtual

25942_computer_the_pirate_bay_0

Uma outra maneira de economizar dinheiro e manter os recursos fora das mãos das empresas que se beneficiam de estado e promovem a famigerada ideia de “propriedade intelectual” (neste caso, mídia, indústrias de radiodifusão, cinema e música, e  aproveitadores da guerra de patentes Apple e Microsoft, etc.) é usar  bittorrent  ou outro software de compartilhamento de arquivos P2P para baixar conteúdo. Quase toda a informação digital pode ser adquirido; música, filmes, ebooks e programas de computador.

Mas lembre-se sempre de contribuir com criadores de conteúdo livre, afinal, é através disso que eles conseguem manter bom conteúdo na rede.

VII. Boicotando o consumismo

consumismo

Parte do estilo de vida agorista significa tornar-se um produtor. Mas existem muitos outros benefícios em repensar seu consumo cotidiano também. Muitos produtos comerciais são feitos para quebrar, ou se tornarem inoperantes após algum tempo, é a chamada “obsolescência programada”, outros, são vendidos como produtos descartáveis convenientes, como um aparelho de barbear. Já imaginou quanto economizaria ao trocá-la por uma navalha profissional? Ou o quanto economizaria ao levar consigo um refil de água? Ou o quanto economizaria consertando um produto que está praticamente perfeito?

É interessante também sempre se manter informado sobre os produtos que está consumindo, isso é, manter uma relação consciente com aquilo que consome. Existe o app Buycott que você pode usar no seu celular e consultar facilmente pontos positivos e negativos de diversos produtos comerciais.

 

Adaptador de uma Tradução do artigo How to Become an Agorist and Fight the State in 7 Easy Steps, para ler o artigo original clique aqui