Há uns dias postamos nosso primeiro texto na Steemit, enquanto isso, estive estudando a plataforma para entender como ela realmente funcionava. A única conclusão que pude chegar é que se trata, no mínimo, de um gigantesco golpe financeiro. Como buscamos construir uma reputação diante da comunidade e do nosso público, cabe fazer esse aviso e esclarecimento.

Pra quem não conhece, a Steemit é uma plataforma de rede social que promete pagar todos seu participantes. Praticamente tudo que você faz dentro da rede “te dá dinheiro”. E não é pouco, algumas pessoas fazem MILHARES de dólares com posts de conteúdo totalmente aleatório.

Screenshot from 2016-08-18 12-25-45

Essa promessa atraiu muitas pessoas, que, como é natural em golpes financeiros, ficam ludibriadas com a promessa de ganhos fáceis. Toda pirâmide financeira precisa “provar” que funciona, para gerar toda euforia que trará a manada de “investidores tardios”, assim, eles REALMENTE pagarão os “primeiros investidores” que entrarem para que esses façam todo marketing.

Screenshot from 2016-08-18 12-21-29

A Steemit tem um confuso sistema econômico que envolve 3 “moedas”. Mas apenas uma delas pode se minerada³ (a STEEM), as outras duas funcionam como “catalizadores”, semelhante à compra de “hash” nos golpes de mineração online. São essas duas moedas que realmente fazem na rede, sem ela seus posts são praticamente irrelevantes. As pessoas são incentivas a comprar essa moeda num ciclo de vício financeiro (quanto mais você tem “investido”, mais você pode ter no futuro), criando assim a bolha que estourará em algum momento.

O processo no final é bem simples: a Steemit paga os usuários com STEEM, mas de onde vem esse dinheiro?

É impossível saber em que estágio o golpe está. Na verdade, os criadores parecem ter desenvolvido a plataforma para ser um golpe de longo prazo, então a coisa toda pode estar apenas no começo.

Por fim, cabe deixar claro que nosso conduta deve corresponder aquilo que pregamos. Sendo assim, não utilizaremos essa plataforma e desaconselhamos veementemente seu uso.

Ps1: A quem interessar, aqui está o White Paper da rede, que, como tudo que foi escrito sobre ela, não explica praticamente nada:
https://steem.io/SteemWhitePaper.pdf

Ps2: Como parte do nosso público é leigo em criptomoedas, cabe esclarecer a diferença entre o Bitcoin e a Steemit. O bitcoin, como qualquer moeda, tem “valor subjetivo”, quem determina o valor do bitcoin é o mercado. A Steemit determina arbitrariamente, baseado-se em critérios completamente desconhecidos, o “valor” da interação na sua rede. Isso é completamente diferente de uma “moeda”, é a tentativa de monetizar algo que não possui valor de mercado.

Ps3: Há informações difusas sobre como o golpe foi articulado, nesse link, por exemplo, alguém descreve o golpe inicial no processo de mineração.

2 Comments

Leave a Comment