Você realmente quer saber, não é? Se você é novo na educação doméstica, gostaria que alguém simplesmente te dissesse como fazer isso. Com que se parece? Como você sabe o que eles precisam aprender? Como você sabe que está fazendo o suficiente? Como você planeja seus dias? E se eles não querem aprender alguma coisa?

Eu lembro.

E eu me lembro que a resposta sempre foi “é diferente para cada um” e “você tem que encontrar o seu próprio caminho”. E como foi frustrante! Ok, eu sei que é diferente para cada um, mas não tem como alguém, por favor, me dar um exemplo, um plano, alguma direção!?

Não, eles não vão. Afinal, isso não seria desescolarizar, não é?

Desescolarizar é sobre descansar, confiar e deixar a criança liderar seu próprio processo de aprendizagem. E, na maior parte do tempo, isso é uma mentalidade que não acontece da noite para o dia. É um desapego gradual do que lhe foi ensinado sobre a aprendizagem, infância e educação. Assim como uma confiança crescente no processo de aprendizagem natural.

Você não precisa ter todas as respostas agora. Você não precisa saber como fazer nada além de viver sua vida como você tem já tem feito.

Nós temos acreditado, por tanto tempo, que a educação formal começa por volta dos cinco anos de idade. Que quando nossos filhos chegam aos cinco anos, nós, de repente, precisamos fazer alguma coisa, enquanto que em todos os anos anteriores assistimos eles aprender e crescer com relativamente pouca orientação dos adultos. De repente, quando chegam aos cinco, as coisas são diferentes. Há uma lista de coisas que eles precisam saber e se nós não conseguirmos colocar em suas cabeças agora, eles ficarão “pra trás”. Pânico!

Consequentemente, as pessoas as vezes sentem que quando a criança atinge a idade escolar é que precisam “começar a deseducá-las”. Olha, você vem deseducando desde o nascimento, deixando o seu filho a aprender em seu próprio ritmo, o que ele estava interessado. Não há necessidade de mudar isso agora. O único plano que você precisa é a vida.

Desescolarizar é viver como se a escola não existisse. Portanto, esqueça ‘idade escolar’. Esqueça os horários e currículo, e apenas continue fazendo o que está fazendo. Brincando, explorando, crescendo e aprendendo juntos. E quanto mais longe você for, mais você será capaz de perceber como a aprendizagem natural simplesmente acontece através da vida. Crianças gravitarão em torno do que lhes interessa e o que eles precisam saber para cada fase da sua vida. Elas são completamente capazes de assumir a liderança na sua própria educação e quanto mais você ver isso acontecer, mais você se desapegará dos seus velhos medos e crenças e apenas confiará.

É algo mágico de testemunhar.

Original: http://happinessishereblog.com/2015/04/how-to-unschool/

1 Comment

Leave a Comment